3DS Max

3DS Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.

 

Cronograma do Curso:

Módulo 1 - Básico

  • Processo de produção para curtas 3D
  • Conceitos básicos de CG
  • Interface gráfica do Autodesk® 3ds Max®
  • Primitivas 3D básicas e avançadas
  • Primitivas 2D
  • Extrusão
  • Modelagem poligonal básica (Box modeling)
  • Modificadores básicos
  • Mapeamento de objetos 3D
  • Introdução ao editor de materiais
  • Aplicação de materiais na cena
  • Posicionamento de Câmera
  • Iluminação básica (Omni, Spot, Direct)
  • Renderização básica (Scanline render)
  • Manipulação de arquivos (Abrir, Salvar, Exportar).
  • Conteúdo: Introdução às ferramentas básicas do Autodesk® 3ds Max® e aos conceitos de Computação Gráfica

Módulo 2 - Modelagem

  • Discussão sobre a importância da Arte Conceitual
  • Utilizando Model Sheets para auxiliar a modelagem
  • Modelagem poligonal a partir de primitivas e objetos 2D (linhas e Shapes)
  • Utilizando objetos pré-fabricados (portas, janelas, etc).
  • Modelagem da estrutura e detalhamento do avião
  • Criação do personagem Cartoon: cabeça, tronco e membros.
  • Utilizando Edge-Loops para animação facial e deformação correta da malha.
  • Conteúdo: Modelagem 3D de objetos inorgânicos e orgânicos

Módulo 3 - Texturização e Iluminação

  • Tipos e funcionamento dos materiais no Autodesk® 3ds Max®
  • Componentes de um material
  • Editor de materiais
  • Mapeamento UVW de objetos
  • Integração 3ds max e Adobe Photoshop
  • Aplicação de texturas no Hangar
  • Mapeamento avançado do Avião (ID´s e composição de materiais)
  • Mapeamento do personagem (Unwrap UVW e Pelt Mapping)
  • Introdução a iluminação
  • Esquemas de iluminação para cenas internas e externas
  • Simulando Radiosidade (Fakeosity)
  • Vertex Paint
  • Simulação do Céu utilizando materiais complexos
  • Básico da ferramenta Hair e Fur.
  • Conteúdo: Texturização de objetos e iluminação.

Principais tópicos do Módulo 4 - Animação

  • História da Animação
  • Análise dos principais princípios da animação
  • Ferramentas de animação do 3ds max: Timeline; Curve Editor e Dope Sheet
  • Exercícios com Bouncing Ball
  • Criação de Controladores
  • Criando um Rigging utilizando Bones
  • Character Studio: Figure Mode e animação
  • Utilizando o modificador Skin
  • Animando um Walk-Cycle
  • Criando Face Shapes de expressão facial.
  • Conteúdo: Animação de objetos e personagens 3D

 

Carga Horária:

75 horas/aula

JoomShaper