3DS Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Cronograma do Curso:
Módulo 1 - Básico
- Processo de produção para curtas 3D
- Conceitos básicos de CG
- Interface gráfica do Autodesk® 3ds Max®
- Primitivas 3D básicas e avançadas
- Primitivas 2D
- Extrusão
- Modelagem poligonal básica (Box modeling)
- Modificadores básicos
- Mapeamento de objetos 3D
- Introdução ao editor de materiais
- Aplicação de materiais na cena
- Posicionamento de Câmera
- Iluminação básica (Omni, Spot, Direct)
- Renderização básica (Scanline render)
- Manipulação de arquivos (Abrir, Salvar, Exportar).
- Conteúdo: Introdução às ferramentas básicas do Autodesk® 3ds Max® e aos conceitos de Computação Gráfica
Módulo 2 - Modelagem
- Discussão sobre a importância da Arte Conceitual
- Utilizando Model Sheets para auxiliar a modelagem
- Modelagem poligonal a partir de primitivas e objetos 2D (linhas e Shapes)
- Utilizando objetos pré-fabricados (portas, janelas, etc).
- Modelagem da estrutura e detalhamento do avião
- Criação do personagem Cartoon: cabeça, tronco e membros.
- Utilizando Edge-Loops para animação facial e deformação correta da malha.
- Conteúdo: Modelagem 3D de objetos inorgânicos e orgânicos
Módulo 3 - Texturização e Iluminação
- Tipos e funcionamento dos materiais no Autodesk® 3ds Max®
- Componentes de um material
- Editor de materiais
- Mapeamento UVW de objetos
- Integração 3ds max e Adobe Photoshop
- Aplicação de texturas no Hangar
- Mapeamento avançado do Avião (ID´s e composição de materiais)
- Mapeamento do personagem (Unwrap UVW e Pelt Mapping)
- Introdução a iluminação
- Esquemas de iluminação para cenas internas e externas
- Simulando Radiosidade (Fakeosity)
- Vertex Paint
- Simulação do Céu utilizando materiais complexos
- Básico da ferramenta Hair e Fur.
- Conteúdo: Texturização de objetos e iluminação.
Principais tópicos do Módulo 4 - Animação
- História da Animação
- Análise dos principais princípios da animação
- Ferramentas de animação do 3ds max: Timeline; Curve Editor e Dope Sheet
- Exercícios com Bouncing Ball
- Criação de Controladores
- Criando um Rigging utilizando Bones
- Character Studio: Figure Mode e animação
- Utilizando o modificador Skin
- Animando um Walk-Cycle
- Criando Face Shapes de expressão facial.
- Conteúdo: Animação de objetos e personagens 3D
Carga Horária:
75 horas/aula