Apresentação
A dinâmica do mundo moderno tem exigido das instituições uma rápida adaptação aos novos caminhos que a tecnologia apresenta. A atual revolução de conhecimentos permeada pela introdução da informática em todos os setores da sociedade traz a necessidade de preparar o individuo para lidar com as tecnologias que passam naturalmente a fazer parte do nosso dia a dia.
Nesse contexto a CENDATICA INFORMÁTICA, com sua experiência na área de cursos, disponibiliza seus serviços para instituições que busquem soluções diferenciadas, utilizando metodologias e técnicas de desenvolvimento de última geração. Atualmente, a CENDATICA INFORMÁTICA atua principalmente no processo de preparar o aluno de forma a colocá-lo no mercado de trabalho.
Investindo com competência e profissionalismo no avanço da tecnologia, desenvolvendo o ensino em cursos de informática, através de um método compatível com a situação atual exigida pelo mercado de trabalho, incentivando com mais eficiência o seu aprendizado.
Fundada em 03/03/93 no Estado do Paraná. Tendo por objetivo principal, profissionalizar, buscando sempre garantir a seus colaboradores a qualidade do ensino de informática para que seus alunos consigam atingir "Técnica e perfeição".
Justificativa
Devido ao baixo nível de escolaridade e à falta de qualificação profissional, grande parte da população de baixa renda não é alcançada pelos programas convencionais existentes, na capacitação profissional na área de informática, apesar dos esforços que vêm sendo desenvolvidos pelos diversos níveis de governo para a sua inserção no mercado de trabalho. Diante do exposto, a implantação do Projeto Técnico MAIS QUALIFICAÇÃO E MAIORES OPORTUNIDADES, "Informática para toda a sociedade" é uma decisão importante na preparação das pessoas no aumento da produção e da produtividade, abrindo frentes de trabalho compatíveis com a vocação econômica local, regional. Visam, ainda, a realização de pesquisa de mercado, respeitando o meio ambiente, a idade laboral das pessoas e as potencialidades individuais dos segmentos a serem beneficiados.
Objetivos Gerais:
- Proporcionar a participação, reflexão, comunicação, experimentação e o exercício da responsabilidade em todos os momentos do processo do curso desenvolvido, visando o crescimento integral, cooperativo, dinâmico e saudável do educando.
- Desenvolver a autonomia e a responsabilidade através de atividades diversificadas e ordenadas, onde possa demonstrar sua liberdade, e capacidade de operar.
- Desenvolver atitudes de respeito, atenção, comprometimento.
- Promover a construção integrada de conhecimentos, desenvolvendo o pensamento lógico, o espírito crítico, investigativo e criativo através de ações problemas tornando-se autônomo em sua formação intelectual, social, moral e capaz de continuar aprendendo.
- Programar a aprendizagem e desenvolver habilidades de pensar, sistematizar e encontrar soluções a partir de seus próprios erros, avançando no conhecimento conforme seu próprio rítmo de aproveitamento, desenvolvendo o raciocínio lógico e formal.
- Educar para a cidadania global numa sociedade tecnologicamente informatizada desenvolvida e interdependente.
Objetivos Específicos:
- Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta, estabelecendo as diferenças entre informática e informática educativa.
- Evitar que o ser humano fique passivo e disperso em sua realidade social, estética e científica.
- Desenvolver e elaborar seus trabalhos com eficiência, clareza, estética sendo bem visto pela sociedade.
- Estabelecer relações através do pensamento reflexivo e imaginação criadora.
- Desenvolver habilidades, atitudes, e conceitos essenciais a seu desenvolvimento integral, dentro do âmbito social.
- Desafiar sua criatividade, inteligência, paciência e perseverança.
- Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos familiarizando-o com o hardware e os softwares.
- Criar seus próprios projetos de estudo, estímulo da curiosidade, pesquisa e busca de informações através da internet.
- Repensar o papel do instrutor "informador" e introduzir a idéia do instrutor "facilitador", segundo a teoria construtivista/interacionista.
Conteúdo Programático:
- Conceitos básicos: informática, sistema e tecnologia da Informação. O hardware (equipamento); o software (programas) e recursos humanos;
- Informatização: infra-estrutura, aplicabilidades dos software e recursos humanos;
- A importância da informática na educação: as novas tecnologias na atual sociedade, história da informática educativa, evolução, escola, instrutor, aluno e tecnologia;
- Diferentes usos da informática na educação: quanto ao software; quanto ao método de ensino; quanto ao ambiente e quanto ao objetivo.
Características do Método:
- Cursos com início "IMEDIATO";
- Aulas 100% práticas para cada curso pretendido;
- UM (1) aluno por computador;
- Material didático;
- Horários FLEXÍVEIS;
- EXTINÇÃO de formação de turmas;
- Apostilas Personalizadas PASSO a PASSO;
Observação: AULAS INDIVIDUAIS monitoradas por instrutores, sem o auxílio do quadro, direto no computador.
Metodologia
A metodologia de ensino tem como base o conteúdo da disciplina em módulo impresso, juntamente com exemplos, aulas práticas, exercícios e desafios; dando ênfase à participação do aluno, promovendo a relação entre teoria e prática, através de utilização de técnicas de ensino atualizado para pessoas que ainda não tem conhecimento do sistema operacional Windows e seus aplicativos.
Windows: A nova versão do Windows, lançada recentemente em todo o mundo, possui novas características que facilitam ainda mais o uso deste novo sistema operacional. Você nunca irá aprender nada de forma tão rápida. Um curso para você já se iniciar na informática atualizado com o que existe de mais moderno na área.
Word: O processador de textos é o programa para quem deseja utilizar o micro para escrever e diagramar textos, produzir documentos, pequenos informativos ou jornais, fazer trabalhos de escola ou faculdade e muito mais. Permite ainda a elaboração de malas diretas personalizadas. Um processador de texto transforma o ato de escrever em um grande prazer e produz impressos com qualidade imbatível.
Excel: Este programa vem auxiliar enormemente todos que realizam cálculos, elaboram custos, orçamentos domésticos e empresariais, enfim tudo que envolva contabilidade e números. É ideal para planejamentos, análises estatísticas, tabelas e projeções acompanhadas por gráficos de fácil visualização e atualização. Se seu trabalho envolve estas áreas, você precisa aprender a usar uma planilha eletrônica. Você vai se surpreender por ter conseguido viver sem esta ferramenta por tanto tempo.
PowerPoint: Capacitar o treinando na criação de apresentações eficientes tanto para exibição eletrônica quanto para montagens de documentações.
Internet: A Internet é a rede mundial que permite consultas a universidades. instituições e bancos de dados de todo o mundo, além de conversas, consumo e diversão on-line. No curso Introdução à Internet você vai desvendar o que poucos já conhecem. Vai entender e realmente navegar nesta rede, mergulhando em uma viagem incrível.
Os Cursos ministrados são totalmente práticos com abordagens teóricas, utilizando laboratório equipado com computadores que permitem aos alunos obter total informação e desenvolver seu aprendizado, executando todos os comandos relativos à manipulação de um disco (formatar, criar pastas e diretórios, remover, copiar, excluir, etc.); A disciplina também poderá ser disponibilizada e acompanhada na internet; avaliação sob a forma prática, individual e em computador.
Conclusão
A proposta de apoio ao desenvolvimento e implantação da tecnologia da informática para usurários dentro desse projeto é de melhoria da qualidade e eficiência do sistema informatizado que leve aos alunos de menor poder aquisitivo acesso a recursos tecnológicos possibilitando uma inserção vantajosa no mercado de trabalho, no geral; mas criando meios para evolução do pensamento, raciocínio lógico, assim como todo o desenvolvimento cognitivo do aluno. Usando a técnica dentro de um objetivo múltiplo e contínuo encontrando um caminho atuante e integrante para a formação profissional.